Entenda a Norma NBR 13103:2013 — Aparelho a Gás Em Residências

Você pretende usar gás natural em casa, mas não sabe quais são as exigências para isso? A NBR 13103:2013 especifica as condições necessárias para que seja realizada essa instalação de forma correta e segura. Quer entender melhor a norma, sem complicações? Confira abaixo!

NBR 13103:2013 — Instalação de aparelhos a gás

A norma NBR 13103:2013, foi criada para que qualquer projeto de construção, ampliação, reforma ou mesmo apenas a instalação de aparelhos que utilizam gás combustível, sejam seguidos com critérios que asseguram segurança no manejo do aparelho.

Isso diz respeito a instalações que envolvem aquecimento do ambiente, refrigeração, aquecimento de água, lavagem, iluminação, entre outros usos — exclusivamente em ambientes residenciais. Logo, a soma de potências deve chegar a no máximo, 80 kW.

Análise do ambiente de instalação

A Associação Brasileira de Normas Técnicas (ABNT) foi o órgão responsável por elaborar a norma, e exige três parâmetros a serem avaliados antes de qualquer instalação:

  • Tipo do aparelho;
  • Requisitos do ambiente;
  • Exaustão dos gases de combustão

Para avaliar o ambiente, deve-se considerar os seguintes pontos:

Ambiente a ser projetado

Em ambientes previamente planejados, é necessário avaliar a capacidade de potência que o aparelho deverá ter em função de sua utilidade. Por exemplo: quantidade de aquecedores a gás a serem supridos. E sem dúvida, é necessário projetar as características do ambiente, de maneira que estejam de acordo com a NBR 13103:2013.

Ambiente ligado

Caso o ambiente no qual um aparelho a gás será instalado, tenha ligação com outro espaço maior ou igual a 1,5 m² — pela norma — são considerados um único lugar. Logo, os volumes devem ser somados e avaliados antes da instalação.

Ambientes existentes

Para ambientes já construídos sem uma instalação anterior de aparelho a gás, é preciso ser feito uma análise da situação do ambiente — para avaliar os tipos de aparelhos que podem ser instalados, e caso necessário, realizar alterações para recebê-lo, tudo conforme solicita a norma NBR 13103.

Medidas do local

Antes de instalar qualquer aparelho a gás, é importante medir o volume bruto da área para entender quais tipos e potências serão instalados.

Para compreender qual é o volume bruto, considere a medida referente a área total do ambiente, não observando mobílias e utensílios gerais. É preciso medir todo o espaço ocupado mesmo através das paredes, pisos e teto.

Assim, meça a Área do ambiente (a) x Altura (h) x Comprimento (c) x Largura (l).

Vistoria periódica

A ABNT NBR 15923 estabelece que sejam realizadas inspeções regulares nos locais onde foram instalados aparelhos a gás, com propósito de verificar o funcionamento dos aparelhos, estado do ambiente, dispositivos de exaustão e interligações com a rede de distribuição interna.

Para ler o conteúdo completo da norma NBR 13103:2013, acesse esse link.

Está precisando de instalação de tubulação de gás, manutenção de tubulação ou serviços similares? Conte com a RDS Gás para lhe atender com qualidade e segurança.

NBR: Aparelho a Gás

Compartilhe esse post

Veja Também

Como trocar o gás: passo a passo para evitar acidentes

17 jun 2020

Para muitas pessoas, substituir o botijão de gás é um verdadeiro tormento. Ex...

+

Entenda a utilização e para que serve o gás natural

10 jun 2020

Hoje em dia, o gás natural é utilizado tanto na indústria quanto em residênc...

+

O que é AVCB – Entenda melhor como funciona a Vistoria do Corpo de Bombeiros

29 Maio 2020

Uma pergunta muito importante: você sabe se o edifício que você possui o AVCB...

+

SOLICITE SEU orçamento




Olá!
Gostaria de receber uma ligação gratuita?

Gostaria de receber uma ligação gratuita?

telefone