Gás Natural e suas Vantagens: quando ele é a melhor opção?

Não há dúvidas que o Gás Liquefeito de Petróleo (GLP), o famoso gás de botijão, é o mais popular no Brasil, afinal, ele está presente em quase todo lugar. Mas você sabia que existe uma alternativa em relação a ele? Sim! Estamos falando do Gás Natural e no artigo de hoje você vai conhecer as suas vantagens.

Se ficou curioso, continue a leitura e veja se vale a pena fazer uma troca.

O que é o Gás Natural (GN)?

Basicamente, o Gás Natural (GN) é um combustível fóssil encontrado na natureza e composto de hidrocarbonetos leves. Nele, predomina a presença do metano, portanto, trata-se de um composto mais leve que o ar e que se dissipa facilmente em caso de vazamentos. Esse tipo de gás é fornecido por uma rede de distribuição subterrânea. Dentro de um prédio, ele sempre será encontrado na fase gasosa e é medido em m³.

Conheça as aplicações do Gás Natural.

Qual é o espaço necessário para usufruir do Gás Natural?

Vamos falar das vantagens do Gás Natural? A primeira delas é a forma como ele é entregue ao prédio. Como vimos antes, ele é distribuído por uma rede subterrânea, sendo necessário um espaço para uma estação de GN.

Esse espaço tem uma função muito importante: reduzir e limitar a pressão de entrada do gás ao consumidor, assim como medir o respectivo volume de gás transferido ao mesmo. Comparado a Central de GLP, a estação de GN usa um espaço bem menor. Por exemplo, se um edifício com 12 apartamentos utilizando fogão e aquecedor, com um consumo de cerca de 30 kg/h precisaria de 2 tanques de B190 de GLP – então, a Central GLP ocuparia um espaço de aproximadamente 3,00m². Já a estação GN, usaria um espaço que variaria de 1,00 a 1,50m².

Além disso, a central de Gás Liquefeito de Petróleo exige um afastamento específico da edificação – que varia de acordo com o volume de gás armazenado. Contudo, a estação GN não precisa seguir um afastamento pré-determinado do prédio, aliás, ela pode ser instalada até mesmo na fachada da edificação – contato que seja estanque pelo lado interno, com abertura e ventilação para o exterior.

Fornecimento e chama

Por fim, temos mais dois destaques interessantes do Gás Natural: o seu fornecimento é feito por meio do encanamento. Portanto, não esqueça de investir em uma instalação de gás encanado bem feita. Assim, você não precisa fazer ligação com a mangueira do botijão de gás, como no GLP.

Ainda por cima, o GN encanado é mais potente e cria uma chama mais estável.

O que achou do nosso artigo sobre o que o gás natural e suas vantagens? Lembre-se: trata-se de uma solução interessante para a sua construção. Além disso, é importante também seguir outras medidas de cuidados, principalmente nas instalações prediais. Pensando nisso, se precisar de um time especializado em instalação de gás encanado, conte com a nossa equipe!

Somos a RDS Gás, a empresa que você procura para soluções práticas, eficientes e seguras para as suas construções. Entre em contato e faça o seu orçamento.

Gás Natural Vantagens

Compartilhe esse post

Veja Também

Como trocar o gás: passo a passo para evitar acidentes

17 jun 2020

Para muitas pessoas, substituir o botijão de gás é um verdadeiro tormento. Ex...

+

Entenda a utilização e para que serve o gás natural

10 jun 2020

Hoje em dia, o gás natural é utilizado tanto na indústria quanto em residênc...

+

O que é AVCB – Entenda melhor como funciona a Vistoria do Corpo de Bombeiros

29 Maio 2020

Uma pergunta muito importante: você sabe se o edifício que você possui o AVCB...

+

SOLICITE SEU orçamento




Olá!
Gostaria de receber uma ligação gratuita?

Gostaria de receber uma ligação gratuita?

telefone