fbpx

Instalação de gás: conheça os motivos para se preocupar com cada detalhe

Uma instalação de gás encanado exige algumas normas que uma pessoa não habilitada não conhece. O projeto de gás é regido pelas normas da ABNT e Corpo de Bombeiros. 

A partir disso, você deve se preocupar em como será essa instalação de gás. Trouxemos todos os motivos para você investir em um profissional capacitado. Além de trazer as vantagens de se usar o gás encanado, confira. 

O QUE É GÁS ENCANADO?

Quando falamos em gás encanado, estamos nos referindo ao gás natural. Segundo dados do Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE), apenas 8% da população utiliza esse gás em suas casas. 

O gás encanado chega às casas através de uma rede subterrânea. Normalmente, os projetos de apartamentos já são feitos pensando nessa rede, se não tiver, contrate um profissional para fazer a sua instalação de gás.

VANTAGENS DA INSTALAÇÃO DE GÁS ENCANADO 

Ele gera menos resíduos, fazendo com que se conserve mais os equipamentos e você economize com a manutenção e o gás se dissipa rapidamente quando acontece um vazamento. Além disso, não possui enxofre, causando menos danos ao meio ambiente.

Quantas vezes você estava fazendo aquele almoço de família e o gás acabou, não é mesmo? Isso acontece muito com o gás que vem no botijão, já com o gás encanado, isso não ocorre, pois ele vem da rede subterrânea, entre  essas, confira outras vantagens:

  • Agilidade: ele tem uma chama mais forte que o botijão tradicional e mais estável. Com isso, seus alimentos são preparados mais rápido;
  • Comodidade: seu abastecimento é feito pelas distribuidoras e você não precisa se preocupar em ter outro botijão, caso ele acabe;
  • Redução de custos: os valores são cobrados após o uso e sua conta virá proporcional ao que você usar;
  • Melhor uso do espaço do botijão: os apartamentos já são reduzidos, e usar gás natural ajuda a economizar espaço.

Os riscos são os mesmos que o gás do botijão, apesar de ser eliminado mais rápido do lugar, ele pode causar explosões e asfixia nos moradores. Isso são um dos motivos para você se preocupar com a instalação do seu gás. 

CUIDADOS PARA SE TER NA INSTALAÇÃO DE GÁS 

Ao se mudar para um lugar que tenha gás encanado, não tente fazer a sua instalação sozinho, exceto que você seja um profissional habilitado. O projeto de instalação de gás deve seguir alguns padrões e evitar vazamentos, confira as dicas a seguir.

INSTALAÇÃO

No momento de instalação, ele vai dimensionar todos os pontos de utilização e a demanda de gás. Além disso, alguns outros como:

  • Reguladores de pressão;
  • Tubulações;
  • Abrigos;
  • Ventilação dos cômodos.

O profissional saberá determinar os locais que a tubulação pode passar e a distância segura longe de redes elétricas e hidráulicas. 

MANGUEIRA

No momento da sua instalação, é utilizado uma mangueira de malha de aço, que tem a garantia de 5 anos. Devido ao seu material, não se deve usar panos úmidos para limpá-la, pois pode enferrujar, use um pano seco.

A mangueira não pode ultrapassar 1,25 m por questões das normas técnicas. Ela deve ficar o menos esticada possível para evitar que suas juntas trinquem.

MANUTENÇÃO 

Se verificar que a chama está oscilando, chame um profissional habilitado para verificar se precisa de algum ajuste. Por muitas vezes você pode não perceber o vazamento de gás. Não economize em contar com um profissional que vai seguir todas as normas, isso te garante segurança e melhor manutenção do gás encanado. 

A RDS Gás conta com os melhores especialistas em gás encanado, entre em contato conosco e garanta a segurança da sua família.

foto instalação de gás encanado

Compartilhe esse post

Veja Também

Manutenção de gás encanado – Quando devo fazer a manutenção de gás encanado?

28 out 2022

O gás encanado está presente na maioria dos edifícios, e muitas vezes por mui...

+

Instalação de Tubulação de Gás – Por que contratar uma empresa para a instalação de tubulação a gás?

28 out 2022

A instalação de tubulação de gás é um assunto que exige diversos cuidados,...

+

Quando e como fazer a manutenção da tubulação a gás de forma segura?

30 set 2022

Ter gás encanado nas residências e prédios comerciais é eficiente e seguro. ...

+

SOLICITE SEU orçamento




    Olá!
    Gostaria de receber uma ligação gratuita?

    Gostaria de receber uma ligação gratuita?

    telefone