fbpx

Manutenção em tubulação de gás: Como reparar o tubo de gás?

O gás é um elemento essencial em diversas casas brasileiras, mas também um tanto perigoso, podendo ocorrer alguns acidentes caso não seja tomando alguns cuidados na sua manipulação ou na falta de manutenção em tubulação de gás, mesmo sem a suspeita de vazamento do gás.

É um tipo de serviço que deve ser rotineiro para assim proteger todos os moradores e funcionários da residência. Sem a manutenção em tubulação de gás, além de não perceber o vazamento do mesmo, que é um problema silencioso, pode ocorrer a corrosão das tubulações, deixando o prejuízo ainda maior, pois o custo será pela troca da tubulação, ao invés de ser apenas a manutenção.

Saiba mais! Continue a leitura.

Manutenção preventiva e corretiva

Existem dois tipos de manutenção de tubulação de gás, a manutenção preventiva e a manutenção corretiva. A manutenção corretiva possui a função de manter o funcionamento da tubulação, para evitar a corrosão e qualquer tipo de vazamento. É o tipo de manutenção que deve ser realizada periodicamente para a prevenção do sistema e segurança da edificação.

Já a manutenção de tubulação de gás corretivas, assim como diz o nome, é para corrigir um problema na tubulação, como por exemplo a danificação de um dos canos com corrosão, ou algum defeito que está prejudicando a passagem do gás e evoluindo para um vazamento.

Como identificar o vazamento de gás

O vazamento na tubulação de gás é bem perigoso, pois, se as pessoas do local não identificarem o gás pelo cheiro, pode passar despercebido, chegando até ser fatal aos residentes do local, intensificando ainda mais a importância da manutenção em tubulação de gás constante.

Para avaliar se um tubo está vazando gás é bem simples:

– A primeira coisa que deve ser feita é tentar identificar o cheiro do gás;

– Caso haja certeza ou desconfiança do vazamento, feche o registro de gás e abra as portas e janelas para a disseminação do gás;

– Utilize uma esponja de pia, detergente e água para criar espuma;

– Espalhe a espuma pela tubulação e observe. Caso haja uma reação, como a criação de bolhas, você identifica o vazamento.

Como reparar o tubo de gás

A reparação da tubulação de gás já é uma questão um pouco mais complicada, pois a mesma deve ser feita por um profissional, já que precisará de troca ou a solda dos tubos, sendo necessário a contratação do serviço de manutenção de tubulação de gás corretiva.

No caso dos canos de PVC, o mesmo deve ser cortado no local onde o dano foi identificado, lixado e colado. Já na tubulação de cobre, o mesmo será cortado na área danificada e soldado, sendo ou solda fria, ou solda quente.

O processo de manutenção corretiva é complexo e não pode ser feito por qualquer um. Nós da RDS Gás realizamos o serviço de manutenção de tubulação de gás com profissionais certificados, que utilizam de ferramentas de qualidade para resolver o seu problema com vazamento na tubulação de gás da sua casa.

E aí, gostou do nosso artigo? Comente aqui.

Até o próximo!

foto manutenção em tubulação de gás

Compartilhe esse post

Veja Também

Manutenção de gás encanado – Quando devo fazer a manutenção de gás encanado?

28 out 2022

O gás encanado está presente na maioria dos edifícios, e muitas vezes por mui...

+

Instalação de Tubulação de Gás – Por que contratar uma empresa para a instalação de tubulação a gás?

28 out 2022

A instalação de tubulação de gás é um assunto que exige diversos cuidados,...

+

Quando e como fazer a manutenção da tubulação a gás de forma segura?

30 set 2022

Ter gás encanado nas residências e prédios comerciais é eficiente e seguro. ...

+

SOLICITE SEU orçamento




    Olá!
    Gostaria de receber uma ligação gratuita?

    Gostaria de receber uma ligação gratuita?

    telefone