O que é AVCB – Entenda melhor como funciona a Vistoria do Corpo de Bombeiros

Uma pergunta muito importante: você sabe se o edifício que você possui o AVCB? Ou melhor, você sabe o que é AVCB? Esse documento emitido pelo Corpo de Bombeiros é essencial para garantir a segurança de todas as pessoas presentes no prédio. Caso não saiba ao certo do que se trata, continue o artigo que vamos te explicar melhor a importância do Auto de Vistoria do Corpo de Bombeiros.

O que é AVCB?

Como destacamos no começo, o AVCB é um documento oficial emitido pelo Corpo de Bombeiros. Ele atesta que o local foi vistoriado e está dentro das normas de segurança contra incêndio e pânico, previstas na legislação e no Plano de Prevenção e Combate de Incêndios (PPCI). Se o Corpo de Bombeiros relatar que o local não cumpre as normas de segurança contra incêndio, o laudo do AVCB não é emitido e será marcada uma nova vistoria, para que seja possível realizar as devidas adequações.

Quais são as exigências do AVCB?

Para evitar a reprovação na primeira vistoria, é essencial que o responsável por gerenciar o prédio faça as modificações necessárias para a correta instalação de equipamentos contra incêndio e garantir que estejam em boas condições de uso. Para que o prédio seja aprovado, os seguintes itens precisam estar funcionando:

  • Extintor;
  • Gás;
  • Suporte para extintor;
  • Luz de emergência;
  • Sinalização de saída de emergência.

Validade e renovação do certificado

A validade do laudo do AVCB varia de acordo com cada Estado. Em São Paulo, por exemplo, ele pode ser válido por um a três anos, a depender do tipo de edifício. Contudo, em outras regiões, esse período pode ser maior ou menor. Sendo assim, com uma rápida pesquisa é possível encontrar as informações sobre como funciona o AVCB em seu Estado.

Quando renovar o certificado?

A renovação do AVCB deve ser feita em duas situações: i) quando ele estiver vencido; ii) quando há grandes alterações na planta do edifício. Essas são as duas situações que exigem uma nova vistoria por parte do Corpo de Bombeiros e a emissão de um novo certificado.

Quando o AVCB é obrigatório ou não

O AVCB é obrigatório nos seguintes casos:

  • Construções e reforma;
  • Mudança do uso da ocupação;
  • Modificação da área construída;
  • Regularização do edifício e áreas de risco;
  • Construções provisórias.

Por outro lado, há construções em que a vistoria não é exigida, como:

  • Residências exclusivamente familiares;
  • Residências familiares com até dois andares que possuam acesso independente.

O que achou do nosso artigo sobre o que é AVCB? Lembre-se: trata-se de um documento fundamental para atestar a segurança do seu edifício. Além disso, é importante também seguir outras medidas de cuidados, principalmente nas instalações prediais. Pensando nisso, se precisar de um time especializado em instalação de gás encanado, conte com a nossa equipe!

Somos a RDS Gás, a empresa que você procura para soluções práticas, eficientes e seguras para as suas construções. Portanto, entre em contato e faça o seu orçamento.

O que é AVCB?

Compartilhe esse post

Veja Também

Instalação de Gás Encanado em Apartamento – Saiba mais sobre o serviço

28 ago 2020

Cada vez mais popular em prédios, o gás encanado ganhou, de vez, espaço no me...

+

Gás Natural – Uma forma de controlar os impactos ambientais

10 jul 2020

O gás natural é formado pela degradação de matéria orgânica de plantas e a...

+

Como trocar o gás: passo a passo para evitar acidentes

17 jun 2020

Para muitas pessoas, substituir o botijão de gás é um verdadeiro tormento. Ex...

+

SOLICITE SEU orçamento




Olá!
Gostaria de receber uma ligação gratuita?

Gostaria de receber uma ligação gratuita?

telefone