Conheça os riscos do vazamento de gás e saiba como evitá-lo
Existem dois tipos de fornecimento de gás, o GLP (gás liquefeito de petróleo), o famoso gás de cozinha e o GN (gás natural), este último enviado por tubulação, principalmente para quem mora em edifícios.
Independente do tipo de gás usado, saiba que ele é inflamável e pode ter riscos de vazamento. O importante é saber os riscos, se prevenir e como agir perante este acontecimento.
Vem compreender melhor estas informações para saber o que fazer, caso ocorra o vazamento de gás.
Riscos de vazamento de gás
Por se tratar de um produto totalmente inflamável, ele tem os seus riscos. Separamos os principais para você se atentar, confira:
Explosão: saiba que apenas ao acender a luz, pode ocorrer uma explosão no local, sendo este um dos principais riscos para quem tem gás encanado;
Intoxicação: o vazamento de gás pode causar intoxicação em quem reside no local, principalmente se ocorrer durante à noite e o vazamento não for percebido;
Asfixia: as pessoas podem perder o ar e correr o risco até de morte;
Aumento na conta: o vazamento pode acarretar aumento na conta de gás.
Como evitar o vazamento de gás
Existem alguns cuidados que podem ser tomados para que não haja vazamento de gás, veja:
Não instalar o gás em um local totalmente fechado e sem ventilação;
Procurar um profissional para realizar a instalação, pois ele saberá quais normas seguir e o melhor local para deixar seu botijão, sendo o ideal sempre deixá-lo para fora de casa;
Realizar a manutenção periódica da tubulação do encanamento do gás natural. Nos casos de gás de cozinha, sempre se atente às datas de validade de registro e mangueira.
O que fazer em caso de vazamento de gás
Uma das formas de observar o vazamento de gás é aplicar espuma em cima das conexões, caso tenha bolhas, cuidado, o gás está vazando. No caso de tubulações, se elas estiverem enferrujadas, pode o gás pode estar vazando.
Assim que notar o vazamento de gás, feche o registro imediatamente. Abra as janelas e portas para que o ar se dissipe pelo ambiente. Não ligue ventiladores, eles podem causar faíscas. As luzes também não devem ser ligadas.
Entre em contato com o fornecedor do gás encanado, caso não seja possível, ligue para os bombeiros para obter ajuda.
Para correr o menor risco possível de vazamento de gás, conte com uma empresa séria na hora de instalar seu gás. Nossos profissionais são altamente capacitados e qualificados pela Senai Roberto Simonsen, referência no setor, localizado no bairro do Brás, no centro de São Paulo.
Somos reconhecidos pela nossa pontualidade, agilidade, segurança e qualidade nos serviços baseado em critérios comprovados pelo Programa BIP da Abrinstal. Realizamos diversos serviços, como manutenção, troca de adaptadores para gás e válvulas, dentre outros.
Fale agora mesmo com um de nossos especialistas e tenha um serviço com o melhor custo-benefício do mercado.
Compartilhe esse post
Veja Também
O que um profissional precisa ter para realizar uma Instalação de tubulação de gás?
A instalação de tubulação de gás é uma das etapas mais críticas em sistem...
Regulador de pressão: controle preciso para sistemas de gás encanado
Você já ouviu falar sobre o regulador de pressão e o papel que ele desempenha...
Como escolher o registro de gás ideal para sistemas de gás encanado
Sendo de extrema importância para simplesmente qualquer empresa ou residência ...
SOLICITE SEU orçamento
Olá!
Gostaria de receber uma ligação gratuita?
Gostaria de receber uma ligação gratuita?