fbpx

Quando devo fazer a manutenção em tubulação de gás?

Quem tem gás encanado em casa e prédios sabe o perigo que é não realizar a manutenção eficiente da tubulação.

Riscos podem aparecer, como: vazamentos, por conta de uma má instalação. Isso pode influenciar em explosões e até na morte. A manutenção em tubulação a gás é coisa séria e precisa de cuidados por ser uma ameaça silenciosa e altamente perigosa.

Mas afinal, o que fazer caso ocorra este tipo de transtorno acontece? Infelizmente o vazamento de gás é muito comum em tubulações antigas e isso ocorre pela falta da manutenção.

A vista disso, a RDS Gás elaborou este artigo para ajudar a entender quando é necessário realizar a manutenção da tubulação a gás. Confira!

O que causa o vazamento?

O vazamento de gás ocorre muitas vezes pela falta de cuidado e a má realização da manutenção, podemos perceber isso ao passar dos anos quando há a deterioração de alguns equipamentos, causado por um ambiente que possui:

  • Má ventilação;
  • Umidade gerando ferrugem;
  • Falta da válvula de bloqueio manual;
  • Ausência de extintores perto;
  • Falta de tratamento anticorrosivo.

Estes fatores podem levar o vazamento e ocasionar em explosões, podemos ver isso em edifícios e casas construídas a muitos anos, com o uso de ferro galvanizado nas tubulações.

Quando devo realizar a manutenção?

O ideal é realizar a manutenção preventiva, assim protege e como o próprio nome sugere, previne de que algo venha acontecer.

Especialistas indicam este tipo de manutenção para a tubulação a gás, pois consegue controlar a contenção de danos, que pode acontecer ao longo do tempo sem a supervisão.

A manutenção preventiva deve ocorrer quando o consumidor percebe que há algum tipo de vazamento. Muitas das vezes o usuário não consegue identificar os odores, é então que mora o perigo! Fique atento ao superaquecimento do aparelho por influência de instabilidade na temperatura.

Cuidados essenciais ao acionar uma empresa especializada

Ao contratar uma empresa especializada é de suma importância que ela se atente ao serviço completo de manutenção da tubulação a gás, fornecendo total assistência, auxiliando com o laudo de vistoria, seguindo orientações das normas da ABNT e normas regulamentadoras do Corpo de Bombeiro.

Quando acionar uma empresa especializada, verifique se o material utilizado é cobre, pois é o mais adequado segundo a Associação Brasileira de Normas Técnicas (ABNT). Este material proporciona condições estruturais muito mais viáveis e duradouras do que comparado a outros equipamentos.

Tubos feitos em aço galvanizado – pode durar de 20 a 40 anos;
Tubos feitos de cobre – podem chegar até 80 anos com as manutenções em dia.

CONTE COM O SUPORTE ESPECIALIZADO DA RDS GÁS

É importante contar com ajuda profissional para realizar a troca de equipamentos a gás, pois quando tratamos de gás todo o cuidado é pouco.

Para isso, você deve contar com uma empresa que tenha experiência no mercado e possui os melhores profissionais na instalação e manutenção de tubulação. Essa empresa é a RDS Gás, referência no Brasil.

Garanta a segurança da sua residência ou da sua empresa com um atendimento especializado e profissionais altamente capacitados, com certificação pelo SENAI Roberto Simonsen, referência no mercado de trabalho.

Prezamos por atender suas necessidades com excelência e preço justo, atendendo as exigências do seu condomínio ou da sua casa.

Sabendo mais sobre a troca de equipamentos a gás, conte com a RDS Gás na hora de instalar. Acesse o site e agende uma visita sem compromisso.

Manutenção em tubulação de gás

Compartilhe esse post

Veja Também

Qual é a função de um regulador de pressão?

12 dez 2022

Você já ouviu falar do regulador de pressão? Ele é um equipamento de extrema...

+

Manutenção de gás encanado – Quando devo fazer a manutenção de gás encanado?

28 out 2022

O gás encanado está presente na maioria dos edifícios, e muitas vezes por mui...

+

Instalação de Tubulação de Gás – Por que contratar uma empresa para a instalação de tubulação a gás?

28 out 2022

A instalação de tubulação de gás é um assunto que exige diversos cuidados,...

+

SOLICITE SEU orçamento




    Olá!
    Gostaria de receber uma ligação gratuita?

    Gostaria de receber uma ligação gratuita?

    telefone