Tubulação de Gás pode ser Embutida? Confira!

Ter uma instalação de gás encanado em casa ou em um edifício comercial é uma excelente solução para aquecimento de água e para fins de alimentação. Porém, ainda há algumas dúvidas a serem sanadas antes de instalar. A tubulação de gás pode ser embutida? Quais os cuidados que devem ser tomados para não correr o risco de acidentes? Tire as suas dúvidas neste artigo.

Tubulação de gás: Confiabilidade e segurança

Em qualquer situação, a instalação de gás é uma excelente opção de conforto térmico para qualquer ambiente nos dias mais frios do ano, mas o gás encanado pode ser usado em todos os 365 dias.

Por sua funcionalidade, é usado tanto para aquecimento de água quanto para o cozimento de alimentos de forma rápida, prática e quase instantânea. A oferta de distribuição de gás cresce diariamente nas cidades brasileira através da chegada de empresas que realizam a instalação e cuidam do processo de distribuir o gás até os clientes.

Para que o gás chegue os locais de uso, é preciso que o endereço faça adequações necessárias atendendo as normas de segurança para que o gás possa sair da rede da distribuidora para a rede interna.

Muitas dúvidas aparecem no caso da tubulação de gás. Essa dúvida acontece porque há duas possibilidades de instalar a tubulação: a tubulação aparente, aquela que fica aparente e que dá para ver o encanamento, e a tubulação embutida, um recurso usado nas construções de prédios e apartamentos, ao qual o encanamento fica escondido por dentro da alvenaria.

A tubulação de gás pode ser embutida?

A resposta é sim. É possível fazer uma instalação de gás embutida em residências e locais que não possua uma instalação já feita. Mas para que o recurso possa ser usado, é necessário que seja realizada seguindo as normas vigentes de qualidade e segurança.

A NBR 15526:2016 é a norma brasileira que regulamenta a forma como as tubulações devem ser montadas. Dentro da norma, é proibida que se instale a tubulação próxima a:

  • Dutos;
  • Painéis elétricos;
  • Depósito de combustíveis;
  • Dentro de elementos estruturais, como lajes, vigas e pilares;
  • Espaços que possam acumular gás.

Com essas informações, é preciso saber que a tubulação de gás pode ser embutida seguindo os parâmetros contidos na norma, que exigem que a instalação:

  • Não tenha vazios e o revestimento deve ser maciço;
  • Deve ter um afastamento mínimo.

A norma técnica 29 do Corpo de Bombeiros dá instruções mais detalhadas, no qual é proibido instalar a tubulação em locais que propiciem o acúmulo de gás vazado, em locais que são destinados como dormitórios e locais para captação de ar para ventilação.

Com estas dicas, vimos que é a tubulação de gás pode ser embutida dentro de ambientes respeitando as normas e instruções técnicas vigentes. A RDS Gás se atenta à legislação legal e oferece a instalação de gás para residências e empresas.

Instalação de Gás é com a RDS Gás

Percebe-se ao longo do tempo que instalar o gás exige todos os cuidados necessários para evitarmos problemas. Contudo, a falta de tempo e de prática são citadas como responsáveis por se fazer de algum jeito, de forma incorreta.

Para isso, você deve contar com uma empresa que tenha experiência no mercado e possua os melhores profissionais. Essa empresa é a RDS Gás, referência no Brasil.

Garanta a segurança da sua residência ou da sua empresa com um atendimento especializado e profissionais altamente capacitados, com certificação pelo SENAI Roberto Simonsen, referência no mercado de trabalho.

Prezamos por atender suas necessidades com excelência e preço justo, atendendo as exigências do seu condomínio ou da sua casa. Trabalhamos com as qualificações do Programa BIP da Abrinstal e Comgás, que certificam a procedência de nossos serviços e conferem a segurança necessária.

Depois de conferir que a tubulação de gás pode ser embutida, acesse o site e agende uma visita com o nosso técnico e faça a sua instalação com a qualidade que precisa na RDS Gás.

Tubulação de Gás pode ser Embutida

Compartilhe esse post

Veja Também

Regulador de pressão – Fique atento sempre para evitar acidentes

29 abr 2021

Utilizar o gás envolve uma série de cuidados sob o risco de causar acidentes s...

+

Peças para fogão industrial: Conheça as mais importantes

31 mar 2021

Conhecer precisamente as peças para fogão industrial significa não ter dor de...

+

Conversão de Fogão Electrolux: qualidade e confiabilidade na sua cozinha

23 fev 2021

Os fogões Electrolux são reconhecidos no mercado pela sua qualidade, tradiçã...

+

SOLICITE SEU orçamento




Olá!
Gostaria de receber uma ligação gratuita?

Gostaria de receber uma ligação gratuita?

telefone