fbpx

Vazamento de Gás – Saiba quais os cuidados para evitar um acidente

Se você sentir cheiro de gás em casa, fique atento! Para quem usa gás de cozinha o medo sem dúvidas é de acontecer um vazamento de gás. Podendo ocasionar em sérios problemas de saúde se inalar por muito tempo.

No caso do botijão de gás, apresenta odor forte, mais fácil de ser percebido, porém não podemos confiar sempre em nosso olfato. Por diversas vezes o vazamento de gás pode se manifestar de diferentes formas.

Com essas dicas você não ficará em um beco sem saída. Existem maneiras corretas para solucionar esse problema. Contudo, é essencial que saiba exatamente o que fazer.

Afinal, é sempre prevenir do que remediar!

Muitos acidentes ocorrem sem ao menos você perceber. Por isso ajudaremos a saber quais cuidados precisa ter para evitar um acidente. Confira!

Está com suspeita de vazamento?

O vazamento de gás é uma situação bem normal ocorrendo em centenas de casas durante o ano. Mas infelizmente muitas dessas pessoas não sabem o que pode agravar os riscos desses vazamentos. Segue as dicas:

  • Não acenda ou apague a luz;
  • Não ligue ou desligue aparelhos na tomada;
  • Não risque fósforos;
  • Sempre que fizer uma reforma ou mudar o fogão de lugar, desligue a válvula medidora;
  • Não deixe que crianças brinquem perto do botijão.

Quais são os riscos que o vazamento de gás pode trazer?

O gás é uma matéria essencial no nosso cotidiano. Muitos brasileiros já estão acostumados a usar o botijão em sua cozinha, mas algumas casas utilizam o gás encanado que provê energia, alimenta o seu fogão e não podemos esquecer dos chuveiros a gás.

O gás de cozinha não possui cheiro, você sabia disso? O que sentimos é a substância de enxofre, inserido no gás, possuindo esse odor desagradável e de fácil identificação.

É interessante conhecer suas importâncias e dominar seus perigos. Isso ajuda na prevenção de riscos.

Vamos dar uma olhadinha em quais são eles?

  • Explosão: Quando não se percebe o vazamento, o gás se acumula no ambiente, entrando em contato com aparelhos elétricos causando explosões e incêndios;
  • Asfixia: O vazamento de botijão, pode causar sufocamento. Por ser mais pesado que o oxigênio, o acúmulo faz com que o gás expulse o ar do ambiente;
  • Intoxicação: Caso você tenha inalado uma grande quantidade de gás, pode ocorrer a intoxicação ou no pior dos casos a morte. Os sintomas desse problema são: fraqueza, tonturas, náuseas, dores de cabeça fortes, falta de ar e confusão mental.

A má manutenção do seu gás de cozinha pode ocasionar em problemas não só para você, mas para todas as pessoas em sua volta. Fique atento aos sinais.

O que fazer quando o gás vazar?

Siga esse passo a passo para saber o que fazer quando seu gás vazar:

  • Feche o registro, quando sentir o cheiro forte de gás
  • Retire o botijão do fogão e sai do ambiente;
  • Ventile a casa, abra portas e janelas e deixe o gás sair. Em hipótese alguma use ventilador para acelerar esse processo. Lembre-se que o ventilador é objeto eletrônico que em contato com o gás pode causar explosão;
  • Sai do local: Não se permita inalar esse gás.

Após seguir esse passo a passo ache o vazamento e faça o teste da espuma, ele pode ser realizado da seguinte forma:

  • Misture detergente com água e umedeça a esponja;
  • Aperte até que faça espuma;
  • Com a esponja, encoste a espuma na válvula de gás;
  • Observe se criar bolhas no cano. Caso apareça, está ocorrendo vazamento em sua casa.

Achou o vazamento e agora? Troque as peças que causaram o vazamento. Sempre é importante acionar a visita de um técnico que faça uma avaliação de danos. É fundamental que durante esse período não use o fogão.

CONTE COM O SUPORTE ESPECIALIZADO DA RDS GÁS

É importante contar com ajuda profissional para realizar a instalação de gás, pois quando tratamos de gás todo o cuidado é pouco.

Para isso, você deve contar com uma empresa que tenha experiência no mercado e possui os melhores profissionais na instalação e manutenção de tubulação. Essa empresa é a RDS Gás, referência no Brasil.

Garanta a segurança da sua residência ou da sua empresa com um atendimento especializado e profissionais altamente capacitados, com certificação pelo SENAI Roberto Simonsen, referência no mercado de trabalho.

Prezamos por atender suas necessidades com excelência e preço justo, atendendo as exigências do seu condomínio ou da sua casa.

Sabendo mais sobre a vazamento de gás, conte com a RDS Gás na hora de instalar. Acesse o site e agende uma visita sem compromisso.

vazamento de gás

Compartilhe esse post

Veja Também

Manutenção de gás encanado – Quando devo fazer a manutenção de gás encanado?

28 out 2022

O gás encanado está presente na maioria dos edifícios, e muitas vezes por mui...

+

Instalação de Tubulação de Gás – Por que contratar uma empresa para a instalação de tubulação a gás?

28 out 2022

A instalação de tubulação de gás é um assunto que exige diversos cuidados,...

+

Quando e como fazer a manutenção da tubulação a gás de forma segura?

30 set 2022

Ter gás encanado nas residências e prédios comerciais é eficiente e seguro. ...

+

SOLICITE SEU orçamento




    Olá!
    Gostaria de receber uma ligação gratuita?

    Gostaria de receber uma ligação gratuita?

    telefone