fbpx

Qual a validade e quando devo fazer a Troca de Equipamentos a Gás?

Se você possui gás encanado ou gás natural, sabe muito bem que os equipamentos necessitam de troca. Estes itens indispensáveis em sua residência deixam a rotina mais prática e ao passar dos anos esse assunto pede atenção redobrada.

As tubulações de gás, equipamentos como registros e mangueiras precisam de cuidados extras e possuem a necessidade de realizar trocas periódicas. Recomendamos que a manutenção destes itens seja feita por profissionais especializados na área, seguindo as normas de segurança e trabalho para que não ocorra nenhum risco de acidentes.

No entanto, pode ficar despreocupado, a validade destes equipamentos de gás possuem longa duração. Você deve procurar realizar a manutenção ao perceber que o fluxo de gás está instável, ou a mangueira e registo já estão desgastados, podendo gerar chamas mais potentes até explosões.

Mesmo que o gás encanado seja o mais seguro, a sua troca é bastante complicada, caso more em apartamento a gestão do condomínio deve prover a substituição de ar e evacuação dos gases, para que não ocorra combustão. A organização da manutenção dos equipamentos deve ser pensada desde o início da construção ou instalação em sua residência, ou edifício, por ser um ato necessário de mudança ao decorrer dos anos.

A instalação do gás natural necessita que os equipamentos estejam em ótimas qualidades, trabalhando de forma independente e eficiente, evitando vazamentos de risco. Para que evite vazamento todos os equipamentos devem estar em ordem seguindo as normas do INMETRO e garantindo não só a sua segurança como a de todos.

Uso de Equipamentos a Gás

Foto Uso de Equipamentos a Gás

Como cuidar dos equipamentos de gás?

Ao realizar qualquer manutenção procure um profissional qualificado na área, cada equipamento possui sua especificação. Caso realize a troca errada entre as peças, pode causar sérios danos a sua integridade física.

Mangueira

A mangueira de gás possui uma vida útil de 5 anos após a sua fabricação. Você conseguirá perceber que este item estará precisando de troca quando as juntas estiverem impedindo que o gás saia, rompendo a mangueira. Para verificar a data de fabricação basta observar no próprio equipamento.
Isso ocorre por dois fatores, primeiro a mangueira pode estar antiga e já atingiu ou passou de sua data de validade, ou segundo, quando a mangueira passa muito tempo esticada, causando rachaduras ou tricôs em sua superfície. Evite ficar mexendo, isso diminuirá sua durabilidade.
Para realizar a limpeza é simples, basta passar um pano seco bem delicadamente para que não movimente o gás e causando vazamentos. De modo algum utilize pano úmido para remover a sujeira, com o tempo a malha revestida em aço inox ou cobre pode enferrujar. Então fique atento!

Válvula/ registro regulador de gás

Segundo o INMETRO a validade da válvula reguladora de gás possui 5 anos a partir de sua data de fabricação, após este dia o consumidor deve ficar atento a troca e a irregularidades no equipamento. Para verificar a data basta observar o verso do regulador.

Este equipamento é essencial para a verificação de segurança do gás de cozinha, regulando a passagem de gás até a mangueira de forma autônoma.

Espero que essas dicas tenham ajudado a entender e inspecionar a validade dos seus equipamentos de gás.

CONTE COM O SUPORTE ESPECIALIZADO DA RDS GÁS

É importante contar com ajuda profissional para realizar a troca de equipamentos a gás, pois quando tratamos de gás todo o cuidado é pouco.

Para isso, você deve contar com uma empresa que tenha experiência no mercado e possui os melhores profissionais na instalação e manutenção de tubulação. Essa empresa é a RDS Gás, referência no Brasil.

Garanta a segurança da sua residência ou da sua empresa com um atendimento especializado e profissionais altamente capacitados, com certificação pelo SENAI Roberto Simonsen, referência no mercado de trabalho.

Prezamos por atender suas necessidades com excelência e preço justo, atendendo as exigências do seu condomínio ou da sua casa.

Sabendo mais sobre a troca de equipamentos a gás, conte com a RDS Gás na hora de instalar. Acesse o site e agende uma visita sem compromisso.

Leia Mais: O que é e como fazer o teste de estanqueidade de gás

Troca de Equipamentos a Gás

Compartilhe esse post

Veja Também

Quais são os critérios que determinam se um sistema passa ou falha em um teste de estanqueidade?

16 abr 2024

Os testes de estanqueidade são essenciais para garantir a integridade dos siste...

+

Quais são os principais sinais de que um registro de gás pode estar com defeito ou precisando de substituição?

16 abr 2024

Saber detectar problemas em um registro de gás é crucial para garantir a segur...

+

A importância da ventilação adequada em ambientes com aparelhos a gás

15 jan 2024

A ventilação adequada em ambientes onde são utilizados aparelhos a gás é fu...

+

SOLICITE SEU orçamento




    Olá!
    Gostaria de receber uma ligação gratuita?

    Gostaria de receber uma ligação gratuita?

    telefone