Teste de Estanqueidade
O teste de estanqueidade é um procedimento fundamental para o perfeito funcionamento de um sistema de tubulação de gás em um ambiente. Mas, infelizmente, a grande maioria das pessoas nem tem conhecimento deste teste e quão importante ele é.
A causa é o desconhecimento e a falta de informação adequada sobre o procedimento. O mesmo é uma exigência do Corpo de Bombeiros para emissão do AVCB (Auto de Vistoria do Corpo de Bombeiros), exigência para a segurança contra incêndios em prédios e empresas.
Vamos entender o que é o teste de estanqueidade de gás e sua importância na prevenção de acidentes.
Para que serve
O teste de estanqueidade de gás é muito importante para se evitar que um vazamento de gás em uma tubulação possa causar uma tragédia. Acidentes que ficaram conhecidos, como a explosão em um Shopping de Osasco, há alguns anos atrás, poderiam ser evitados se o teste fosse realizado previamente.
Muito se diz que não há a necessidade do teste e que o fato de não sentir o cheiro de gás no prédio ou no empreendimento já é suficiente para se atestar que está tudo em ordem. O que é inverídico.
O teste de estanqueidade é fundamental em casos de instalações feitas de forma errada. Tubulações em forro de gesso ou em espaços que gerem confinamento podem gerar um acidente de graves proporções somente com uma lâmpada acesa.
Além da questão de segurança, o teste de estanqueidade é norma NBR 15358, que determina que o teste deve ser feito em um intervalo de 12 meses, reduzindo para seis meses em caso de alguma manutenção já realizada ou troca de um dos canos.
Entenda como o teste de estanqueidade é feito e como detectar a necessidade do mesmo.
O que é teste de estanqueidade?
O teste consiste na avaliação de possíveis vazamentos na tubulação de gás através da pressurização de ar comprimido. Através do uso de manômetro, que mede a quantidade de pressão dentro dos tubos, é possível saber se há o vazamento.
Quando a pressão está dentro do recomendado, a instalação está de acordo. Em casos de pressão muito alta, é necessário revisar toda a instalação, sob risco de os tubos não suportarem a pressão do gás e estourarem, causando um acidente. Se a pressão diminuir, existe um vazamento que deve ser procurado e eliminado.
Além disso, verifica-se:
- Conexões;
- Possíveis furos nos tubos.
Em casos mais simples, a utilização de resina no cano é capaz de eliminar o vazamento e manter a vida útil da instalação. Porém, em casos de forte pressurização, é recomendado a troca de todos os canos de forma preventiva.
O corpo de bombeiros pode reprovar a tubulação e determinar a interdição do espaço até que o problema seja resolvido. Por isso, a prevenção é fundamental para evitar-se um acidente.
Uma das formas de prevenção é contratar uma empresa que faça o teste de estanqueidade para sua necessidade. A RDS Gás é a empresa ideal para você.
Com um corpo de especialistas treinados e experientes, realizamos o teste de estanqueidade com o resultado na hora e toda a manutenção preventiva para evitar os vazamentos e garantir a segurança de todos.
Com certificação do Programa BIP da Abrinstal e realizamos toda a assistência técnica necessária e a instalação dos novos tubos para o empreendimento. Tudo com as melhores condições do mercado.
Não deixe para depois e cuide da sua segurança com as soluções em tubulação de gás com a RDS Gás. Solicite já o seu orçamento.
Compartilhe esse post
Veja Também
Qual a validade de uma válvula de gás e como verificar se a minha está vencida?
Válvulas de gás são componentes essenciais em sistemas de gás residenciais e...
Mangueira de gás: Quais cuidados na hora de fazer a instalação
Instalar uma mangueira de gás de maneira adequada é crucial para assegurar a s...
Quais são os critérios que determinam se um sistema passa ou falha em um teste de estanqueidade?
Os testes de estanqueidade são essenciais para garantir a integridade dos siste...
SOLICITE SEU orçamento
Olá!
Gostaria de receber uma ligação gratuita?
Gostaria de receber uma ligação gratuita?