fbpx

Qual a validade e quando devo fazer a Troca de Equipamentos a Gás?

Se você possui gás encanado ou gás natural, sabe muito bem que os equipamentos necessitam de troca. Estes itens indispensáveis em sua residência deixam a rotina mais prática e ao passar dos anos esse assunto pede atenção redobrada.

As tubulações de gás, equipamentos como registros e mangueiras precisam de cuidados extras e possuem a necessidade de realizar trocas periódicas. Recomendamos que a manutenção destes itens seja feita por profissionais especializados na área, seguindo as normas de segurança e trabalho para que não ocorra nenhum risco de acidentes.

No entanto, pode ficar despreocupado, a validade destes equipamentos de gás possuem longa duração. Você deve procurar realizar a manutenção ao perceber que o fluxo de gás está instável, ou a mangueira e registo já estão desgastados, podendo gerar chamas mais potentes até explosões.

Mesmo que o gás encanado seja o mais seguro, a sua troca é bastante complicada, caso more em apartamento a gestão do condomínio deve prover a substituição de ar e evacuação dos gases, para que não ocorra combustão. A organização da manutenção dos equipamentos deve ser pensada desde o início da construção ou instalação em sua residência, ou edifício, por ser um ato necessário de mudança ao decorrer dos anos.

A instalação do gás natural necessita que os equipamentos estejam em ótimas qualidades, trabalhando de forma independente e eficiente, evitando vazamentos de risco. Para que evite vazamento todos os equipamentos devem estar em ordem seguindo as normas do INMETRO e garantindo não só a sua segurança como a de todos.

Uso de Equipamentos a Gás

Foto Uso de Equipamentos a Gás

Como cuidar dos equipamentos de gás?

Ao realizar qualquer manutenção procure um profissional qualificado na área, cada equipamento possui sua especificação. Caso realize a troca errada entre as peças, pode causar sérios danos a sua integridade física.

Mangueira

A mangueira de gás possui uma vida útil de 5 anos após a sua fabricação. Você conseguirá perceber que este item estará precisando de troca quando as juntas estiverem impedindo que o gás saia, rompendo a mangueira. Para verificar a data de fabricação basta observar no próprio equipamento.
Isso ocorre por dois fatores, primeiro a mangueira pode estar antiga e já atingiu ou passou de sua data de validade, ou segundo, quando a mangueira passa muito tempo esticada, causando rachaduras ou tricôs em sua superfície. Evite ficar mexendo, isso diminuirá sua durabilidade.
Para realizar a limpeza é simples, basta passar um pano seco bem delicadamente para que não movimente o gás e causando vazamentos. De modo algum utilize pano úmido para remover a sujeira, com o tempo a malha revestida em aço inox ou cobre pode enferrujar. Então fique atento!

Válvula/ registro regulador de gás

Segundo o INMETRO a validade da válvula reguladora de gás possui 5 anos a partir de sua data de fabricação, após este dia o consumidor deve ficar atento a troca e a irregularidades no equipamento. Para verificar a data basta observar o verso do regulador.

Este equipamento é essencial para a verificação de segurança do gás de cozinha, regulando a passagem de gás até a mangueira de forma autônoma.

Espero que essas dicas tenham ajudado a entender e inspecionar a validade dos seus equipamentos de gás.

CONTE COM O SUPORTE ESPECIALIZADO DA RDS GÁS

É importante contar com ajuda profissional para realizar a troca de equipamentos a gás, pois quando tratamos de gás todo o cuidado é pouco.

Para isso, você deve contar com uma empresa que tenha experiência no mercado e possui os melhores profissionais na instalação e manutenção de tubulação. Essa empresa é a RDS Gás, referência no Brasil.

Garanta a segurança da sua residência ou da sua empresa com um atendimento especializado e profissionais altamente capacitados, com certificação pelo SENAI Roberto Simonsen, referência no mercado de trabalho.

Prezamos por atender suas necessidades com excelência e preço justo, atendendo as exigências do seu condomínio ou da sua casa.

Sabendo mais sobre a troca de equipamentos a gás, conte com a RDS Gás na hora de instalar. Acesse o site e agende uma visita sem compromisso.

Leia Mais: O que é e como fazer o teste de estanqueidade de gás

Troca de Equipamentos a Gás

Compartilhe esse post

Veja Também

Manutenção de gás encanado – Quando devo fazer a manutenção de gás encanado?

28 out 2022

O gás encanado está presente na maioria dos edifícios, e muitas vezes por mui...

+

Instalação de Tubulação de Gás – Por que contratar uma empresa para a instalação de tubulação a gás?

28 out 2022

A instalação de tubulação de gás é um assunto que exige diversos cuidados,...

+

Quando e como fazer a manutenção da tubulação a gás de forma segura?

30 set 2022

Ter gás encanado nas residências e prédios comerciais é eficiente e seguro. ...

+

SOLICITE SEU orçamento




    Olá!
    Gostaria de receber uma ligação gratuita?

    Gostaria de receber uma ligação gratuita?

    telefone