Gás Encanado

Tubulação de Gás Encanado: saiba por que investir nesse sistema

Você sabia que construções com tubulação de gás encanado oferecem diversas vantagens para os seu moradores? Além do fornecimento ininterrupto, esse sistema não demanda o armazenamento do botijão dentro da residência. Contudo, para garantir essa boa funcionalidade, é fundamental contar com apoio profissional na elaboração do projeto da tubulação.

Para ilustrar essa importância: instalações mal projetadas ou executadas de maneira incorreta, podem resultar em graves problemas. Um simples vazamento, por exemplo, pode contaminar o ar e até mesmo causar explosões. Por isso, é essencial alinhar os projetos de distribuição de gás e combate a incêndios.

Como projetar a tubulação de gás encanado

Projetar esse sistema de gás encanado não é uma tarefa simples. Como destacamos acima, existem muitos riscos associados a um planejamento mal feito. Tendo isso em mente, resolvemos explicar um pouco melhor quais critérios devem ser analisados na hora de montar a tubulação de gás encanado em casas e nos diferentes tipos de edificações.

Trajetória do Gás

Um detalhe que merece atenção é a trajetória do gás. Nesse momento, é definido se a instalação terá medição individualizada ou se a cobrança será por meio de rateio, com somente uma tubulação alimentando todas as unidades da construção.

Potência dos equipamentos

Concluída a etapa da trajetória, você precisa reunir uma informação de extrema valia: a potência dos equipamentos que utilizarão o gás. Com esses dados, é possível dimensionar o sistema, além de especificar os materiais, as classes e as demais características da instalação.

Segurança

Juntamente ao dimensionamento, é checado o afastamento de segurança (a distância mínima entre os componentes do sistema e estruturas da edificação), determinadas pela ABNT NBR 15.526 e pelas normas do Corpo de Bombeiros.

Se o consumidor tiver interesse em adotar o gás natural em sua casa ou comércio, antes de iniciar a obra, deve entrar em contato com a concessionária que atende ao seu Estado para receber as devidas diretrizes sobre a instalação.

Execução do projeto

O planejamento bem feito é a primeira etapa da instalação de um sistema de gás encanado. Para concluí-lo com sucesso, é necessário executar cada fase da implementação cuidadosamente.

Facilite manutenções

Durante a instalação, não se esqueça de realizá-la de forma a facilitar futuras manutenções na tubulação de gás.

Teste de Estanqueidade

Após a execução do projeto, a norma indica a realização de um teste de estanqueidade para atestar a segurança do sistema. Nesse outro artigo, explicamos como é o teste e a sua importância. Em suma, é preciso submeter a tubulação a uma pressão cinco vezes maior que o normal, dessa forma, é possível verificar se há ou não vazamentos.

Busque ajuda de uma empresa especializada!

Conte com um time que se preocupa com a sua segurança e que seja credenciado pelos órgãos da Qualinstal e ABNT, como a gente! Temos uma equipe especializada em tubulação de gás encanado, pronta para disponibilizar o melhor atendimento e serviço para a sua segurança.

Entre em contato conosco e faça um orçamento pelo nosso whatsapp!

Compartilhe esse post

Veja Também

O que é AVCB – Entenda melhor como funciona a Vistoria do Corpo de Bombeiros

29 Maio 2020

Uma pergunta muito importante: você sabe se o edifício que você possui o AVCB...

+

Gás Natural e suas Vantagens: quando ele é a melhor opção?

15 Maio 2020

Não há dúvidas que o Gás Liquefeito de Petróleo (GLP), o famoso gás de bot...

+

Dicas para escolher o fogão ideal para restaurante

13 abr 2020

Um dos equipamentos mais importantes nos negócios do ramo alimentício é o fog...

+

SOLICITE SEU orçamento




Olá!
Gostaria de receber uma ligação gratuita?

Gostaria de receber uma ligação gratuita?

telefone