Tipos de Cano para Tubulação de Gás

Tipos de Cano para Instalação de Gás

É comum que, no ambiente de construção civil ao fazer o planejamento de uma obra, seja pensado sobre acabamentos, fios e cabos elétricos, revestimentos e vigas. Em toda a programação, entra nesse momento a importância do cano para instalação de gás, utilizado no local. Para entender os tipos de cano usados em cada situação, continue acompanhando este artigo!

Tipos de cano para instalação de gás

Há atualmente no mercado algumas opções de tubulação para gás. Para decidir qual usar ,é necessário identificar as necessidades e especificações do projeto. Confira:

Tubulação de cobre para gás

Os canos para instalação de gás em cobre tanto funcionam no sistema de gás LP (gás de cozinha) quanto o GN (gás natural). É o mais utilizado em obras residenciais e comércios, pois são altamente resistentes e sua condição de preservação é melhor.

Talvez por isso, o valor de investimento de uma tubulação de gás com esse produto é mais alto. Ao avaliar o local para instalação do cano de cobre, é preciso verificar se o mesmo não está exposto a condições de choque, por ser frágil a eletricidade.

Tubulação de aço carbono para gás

Indústrias e lugares que trabalham sob alta pressão, geralmente utilizam mais o aço carbono, pois aguentam esforços maiores. Também podem ser usadas em casas, sobretudo em garagens. Não deve ser instalado em locais enterrados, pois podem sofrer corrosão.

A grande vantagem desse material, é que podem ser encontrados em várias medidas, a fim de que o consumidor tenha autonomia de comprar apenas o quanto desejar, e em caso de vazamento, geralmente são simples de serem reparados.

Tubulação de PEX para gás

Por ser um material versátil, o PEX (tubo com polietileno reticulado) é muito usado em projetos que demandam tubulações personalizadas. Já que esse material pode ser moldado no momento da obra. Enquanto essa é uma solução, também pode gerar problemas. Pois, caso haja necessidade de manutenções, substituir o trecho problemático é mais difícil.

Um de seus principais benefícios, é a rapidez de instalação, e tanto servem para o gás natural quanto gás de cozinha. Também são versáteis, podendo ser instalados de forma vertical ou horizontal. Mas caso sejam instalados em área externa, devem ser protegidos contra os raios ultravioleta (UV).

Sistema para gás — Fatores a serem analisados

Antes de tudo, é muito importante que seja definido qual cano para instalação de gás certo a ser manejado, conforme a norma NBR 5526 pede. Escolher um profissional de confiança e se possível, compre todo o material como tubos, solda e conexões do mesmo fabricante, para evitar problemas de diferenças de fabricação entre marcas.

Por fim, ao ser concluída a obra, a tubulação — independente de qual seja — deve ser seguido de ART e laudo de estanqueidade, assinados por um engenheiro capacitado, que possa certificar que tudo está em ordem no local, evitando problemas posteriores.

Conte com a RDS Gás para fazer instalação de fogão, manutenção de tubulação de gás, troca de válvula de gás e outros serviços de alta qualidade. Entre em contato e faça um orçamento!

Compartilhe esse post

Veja Também

O que é AVCB – Entenda melhor como funciona a Vistoria do Corpo de Bombeiros

29 Maio 2020

Uma pergunta muito importante: você sabe se o edifício que você possui o AVCB...

+

Gás Natural e suas Vantagens: quando ele é a melhor opção?

15 Maio 2020

Não há dúvidas que o Gás Liquefeito de Petróleo (GLP), o famoso gás de bot...

+

Dicas para escolher o fogão ideal para restaurante

13 abr 2020

Um dos equipamentos mais importantes nos negócios do ramo alimentício é o fog...

+

SOLICITE SEU orçamento




Olá!
Gostaria de receber uma ligação gratuita?

Gostaria de receber uma ligação gratuita?

telefone