Decreto 24714 — O Que Dizia a Lei Sobre Gás Encanado
Você sabia que até alguns anos atrás, os condomínios e prédios que possuíam instalação de gás encanado não podiam permitir a entrada de gás comum? Botijões ou cilindros de gás convencional eram proibidos por lei segundo legislação estadual como dizia o decreto 24714. A lei foi revogada dando lugar à outras normas de segurança, mas ainda existem aqueles que ficam com dúvida sobre o assunto. Você mora em apartamento e quer entender melhor sobre isso? Então continue a leitura e se informe!
Decreto 24714 proibia a entrada de botijão em prédios
Estados como São Paulo e Rio de Janeiro foram os primeiros a aderirem ao decreto 24714. Isto fez com que, o uso dos famosos botijões de gás não fosse permitido em condomínios e edificações que possuíam instalação interna de gás canalizado.
A lei surgiu em 1987 justamente pelo descuido da população, que mesmo sob conscientização, certas vezes fez mal uso do equipamento, causando diversos acidentes domésticos, incêndios e vazamentos.
Apesar disso, não havia uma regra federal sobre o assunto, apenas normas técnicas para que instalações, mecanismos de proteção e válvulas estivessem regulamentadas. Portanto, cada estado ou município precisava se adequar às leis locais.
Prédios novos: Como aderiram a lei
Em São Paulo, o decreto 24714 não permitia meio acordo. Todos precisavam ser construídos se adequando às novas normas. Sendo assim, precisavam instalar em toda a estrutura, o sistema de gás encanado. Por isso, mesmo com a revogação do projeto, é muito comum ver prédios com a implementação deste gás, mesmo que a lei não esteja mais em vigor.
Prédios antigos: Como faziam
As edificações antigas, segundo o mesmo decreto, tinham o prazo de 3 anos para regularizar o condomínio em caso de reforma. Portanto, também precisavam se adequar às normas ABNT e fazer o projeto de implementação do gás canalizado, cedo ou tarde.
Como funciona a lei atual
Em São Paulo, o decreto 24714 foi trocado pelo nº 57.776, sob prefeitura de João Dória e considerando os artigos 22 e 123 do Código de Obras e Edificações do Município de São Paulo criado em maio de 2017. Dessa forma, com a aprovação deste novo decreto, não é mais obrigatório o uso de gás encanado em edificações, existem apenas normas técnicas à serem seguidas.
A lei vale para:
- Terraços e mobiliários;
- Licenciamento;
- Execução;
- Manutenção;
- Utilização e fiscalização de obras;
- Edificações;
- Obras complementares;
- E Outros.
Gás comum: O perigo está próximo
O botijão, quando mal manipulado e conservado, pode colocar em risco a vida dos outros moradores do local. O gás comum é o maior causador dos acidentes que acontecem na cozinha. A explosão pode acontecer por diversos motivos, entre eles:
- Armazenar o botijão em compartimentos fechados;
- Deixar o botijão exposto ao sol e chuva;
- Instalar próximo a ralos e grelhas;
- Deixá-lo perto do fogão.
Devido ao descumprimento das normas técnicas e o armazenamento incorreto do gás comum, os riscos de uma explosão são grandes.
Vale a pena mudar para o gás encanado?
Embora não haja mais uma regulamentação que exija a instalação do gás natural, os ganhos com sua implementação são observados a longo prazo.
Devido ao descumprimento das normas técnicas e o armazenamento incorreto do gás comum, os riscos de uma explosão são grandes. Com o gás natural, as chances de explosão diminuem satisfatoriamente.
Apesar do investimento no início, é possível ganhar em comodidade, economia mensal, modernidade e facilidade no preparo de alimentos e, em meio a tantos prejuízos ambientais, apostar no gás natural ajuda o meio ambiente, por possuir uma queima mais limpa. Explicamos com mais detalhes sobre os benefícios do gás encanado neste outro artigo.
Conte com um time que se preocupa com a sua segurança e que seja credenciado pelo Programa BIP da Abrinstal, como a RDS Gás. Entre em contato conosco e faça um orçamento pelo nosso whatsapp!
Compartilhe esse post
Veja Também
Qual a validade de uma válvula de gás e como verificar se a minha está vencida?
Válvulas de gás são componentes essenciais em sistemas de gás residenciais e...
Mangueira de gás: Quais cuidados na hora de fazer a instalação
Instalar uma mangueira de gás de maneira adequada é crucial para assegurar a s...
Quais são os critérios que determinam se um sistema passa ou falha em um teste de estanqueidade?
Os testes de estanqueidade são essenciais para garantir a integridade dos siste...
SOLICITE SEU orçamento
Olá!
Gostaria de receber uma ligação gratuita?
Gostaria de receber uma ligação gratuita?