fbpx

Como fazer a Instalação de Equipamento a Gás de forma segura?

O gás natural é a fonte mais segura de energia, mesmo assim realizar a instalação de equipamentos pode ser algo perigoso e precisa de cuidados. É necessário que um especialista realize a instalação, ele saberá todas as instruções e normas a serem seguidas evitando quaisquer tipos de vazamentos.

A instalação correta e segura dos equipamentos de gás é essencial para manter não só a sua segurança, mas a de todos ao redor. O vazamento de gás pode causar danos como, explosões, intoxicação, asfixia e no pior dos casos a morte.

O gás encanado possui diversas vantagens, uma delas é o conforto e comodidade. Não necessitar a troca do botijão frequentemente torna a rotina mais prática e econômica, além do fluxo do gás encanado se mostrar mais estável e fácil de ser controlada.

Por conta disto, muitas pessoas optam por esse estilo de gás em suas residências, devido a sua alta qualidade e rendimento. Mas para ter toda essa comodidade é indispensável que os equipamentos tanto do gás de cozinha quanto do gás encanado estejam em ordem.

Para trabalharem com eficiência evitando vazamentos de riscos é necessário que a instalação seja conduzida corretamente observando atentamente as instruções de cada equipamento, assegurando o bem-estar de todos.

Confira também: Instalação de gás: conheça os motivos para se preocupar com cada detalhe

Instalação de Equipamento a Gás - Cuidados

Foto Instalação de Equipamento a Gás – Cuidados

Instalação segura dos equipamentos – gás encanado

O gás encanado é um produto rentável, prático e econômico, atualmente muitas construtoras estão optando por este gás por ser um produto multitarefas que simplifica seu dia a dia desde o almoço até a hora de tomar banho.

Este gás funciona como energia limpa, por não conter enxofre e menos imprevistos ele se torna um produto bastante seguro. O gás encanado chega em sua casa através de equipamentos de instalações aplicados nas aparelhagens da tubulação subterrânea, distribuindo um fluxo intenso que se transforma em energia.

A instalação em edifícios e casas contam com um planejamento de arquitetos, devendo considerar todas as variáveis. Ele precisará verificar o espaçamento entre as tubulações utilizando materiais feitos de cobre ou aço carbono.

  • Ao realizar a instalação do gás encanado de forma segura procure não deixar que equipamentos entrem em contato com qualquer rede elétrica. Caso o fio de eletricidade esteja com defeito, isso pode ocasionar em faíscas, levando a explosões graves. Esta dica serve também para materiais inflamáveis ou corrosivos.
  • Quando estiver realizando a instalação feche a válvula de medição, passe uns dias fora de casa ou se não houver outra opção deixe todos os aparelhos eletrônicos desligados e não trabalhe com fogo e permita que a casa se mantenha ventilada.
  • Durante o processo fique atento com a coloração do gás, caso apresente tons amarelados, isto é indicativo de combustão. Procure o corpo de bombeiros imediatamente.

Instalação segura dos equipamentos – gás de cozinha

No Brasil ainda existem diversas residências que ainda possuem o gás de cozinha ou GLP (Gás Liquefeito de Petróleo), guardado em um botijão e abastecendo muitas casas. O cuidado com os equipamentos introduzidos na instalação, como:

  • Mangueira;
  • Registro;
  • Regulador;
  • Anel de vedação.

São instrumentos de um conjunto de peças essenciais para manter o gás estável e seguro para compartilhar sua energia para fornos e fogões.

Para ocorrer a instalação do gás de cozinha adequadamente através de um consumo saudável sem vazamentos é necessária muita atenção aos detalhes, garantindo a segurança de sua família. Segue algumas dicas:

  • Em primeiro lugar, confira se todas as bocas de seu fogão, inclusive o forno, estão desligados e sem nenhum contato com fósforos, isqueiros ou velas. Para realizar a instalação segura dos equipamentos é necessário que em sua volta não tenha nenhuma fonte de fogo;
  • Antes de começar a trocar os itens, confirme se seu botijão encontra-se amassado ou com alguns defeitos. O lacre deve estar em perfeito estado e o botijão também.
  • Se todos os aparelhos estiverem em ótima qualidade, você poderá retirar o lacre e na posição horizontal junte a mangueira na cavidade da válvula.
  • Por último, gire a borboleta em sentido horário até perceber que está bem fechado.
    Espero que essas dicas tenham ajudado a entender como fazer a instalação de equipamento a gás de forma segura.

Agora que você já sabe como fazer é hora de se planejar: Instalação de gás – como planejar a instalação

CONTE COM O SUPORTE ESPECIALIZADO DA RDS GÁS

É importante contar com ajuda profissional para realizar a instalação de equipamento de gás, pois quando tratamos de gás todo o cuidado é pouco.

Para isso, você deve contar com uma empresa que tenha experiência no mercado e possui os melhores profissionais na instalação e manutenção de tubulação. Essa empresa é a RDS Gás, referência no Brasil.

Garanta a segurança da sua residência ou da sua empresa com um atendimento especializado e profissionais altamente capacitados, com certificação pelo SENAI Roberto Simonsen, referência no mercado de trabalho. Prezamos por atender suas necessidades com excelência e preço justo, atendendo as exigências do seu condomínio ou da sua casa.

Sabendo mais sobre a instalação de equipamento de gás, conte com a RDS Gás na hora de instalar. Acesse o site e agende uma visita sem compromisso.

Instalação de Equipamento a Gás

Compartilhe esse post

Veja Também

Manutenção de gás encanado – Quando devo fazer a manutenção de gás encanado?

28 out 2022

O gás encanado está presente na maioria dos edifícios, e muitas vezes por mui...

+

Instalação de Tubulação de Gás – Por que contratar uma empresa para a instalação de tubulação a gás?

28 out 2022

A instalação de tubulação de gás é um assunto que exige diversos cuidados,...

+

Quando e como fazer a manutenção da tubulação a gás de forma segura?

30 set 2022

Ter gás encanado nas residências e prédios comerciais é eficiente e seguro. ...

+

SOLICITE SEU orçamento




    Olá!
    Gostaria de receber uma ligação gratuita?

    Gostaria de receber uma ligação gratuita?

    telefone