fbpx

Quando e como fazer a manutenção da tubulação a gás de forma segura?

Ter gás encanado nas residências e prédios comerciais é eficiente e seguro. Ele evita a preocupação com a troca de botijões, principalmente na hora em que você mais precisa.

Além disso, ele não é só utilizado na cozinha, podendo ser usado para esquentar a água de chuveiros, economizando muito na conta de luz. Nos dias frios é que as pessoas também reconhecem a importância de ter água quente nas torneiras, na hora de lavar a louça.

Se você quer sempre ter esses benefícios à sua disposição, faça a manutenção da tubulação a gás no prazo e na forma correta. Neste artigo você vai conferir os prazos ideais para a manutenção, problemas que podem ocorrer na tubulação, como identificá-los e resolvê-los.

Quando e como fazer a manutenção da tubulação a gás

Há dois tipos de manutenção da tubulação a gás: a preventiva e corretiva, entenda:

Preventiva

De acordo com a NBR 15526 da ABNT, ela deve ser feita a cada 5 anos. Porém, esse prazo pode variar dependendo do tipo de tubulação, recomendações da empresa que fez a instalação ou do órgão responsável pela sua região. Os sistemas comerciais ou industriais têm que realizá-la a cada ano.

Ela mantém a tubulação funcionando corretamente e evita que problemas como corrosão impeçam a passagem do gás, por exemplo. Ao contratar uma empresa especializada, ela fará testes específicos, fazendo a vistoria geral da tubulação para detectar algum problema.

Corretiva

Nesse caso, já é necessário trocar a tubulação ou corrigir algum problema nos canos como algum vazamento. Quanto mais manutenções você fizer, as corretivas serão prolongadas pelo maior tempo possível.

Problemas que podem ser encontrados

Como existem vários tipos de canos e diversos problemas, vamos apresentar alguns para que você tenha alguma noção do que pode ser feito. Lembrando que em todos os casos, a melhor solução é contar com um profissional para fazer a manutenção.

Corrosão

Quando o tubo é galvanizado, ele pode enferrujar com o tempo. Isso é o resultado da oxidação, que pode aparecer do lado de dentro ou de fora dos tubos, inclusive nos subterrâneos.

Assim como o oxigênio e outros minerais que estão no solo se prendem ao cano. O que também fará com que o zinco, ferro ou aço enferruje.

Pancadas

A tubulação de cobre dificilmente irá corroer. Como eles são instalados dentro de armários das cozinhas e são mais macios que o aço, eles podem sofrer pancadas e danificar a passagem de gás.

Locais onde a manutenção pode ser feita

As manutenções podem ser feitas nas tubulações para gás de cozinha, aquecedores para banho ou piscina. A Manutenção preventiva evita que você tenha problemas maiores como ficar sem o seu banho quente e precisar utilizar a energia elétrica para os chuveiros, aumentando a conta de luz.

Bem como, ficar sem gás bem naquele almoço de domingo com a família. Dessa forma, as manutenções podem ser feitas em casas, apartamentos e prédios comerciais.

Saiba como identificar um vazamento de gás

Se você sentir o cheiro de vazamentos em sua casa, pode seguir alguns cuidados importantes para não causar acidentes:

  • Se notar qualquer cheiro diferente, jamais acenda as luzes, isso pode causar uma explosão;
  • Primeiramente, feche o registro de gás;
  • Abra as janelas e portas para circular o ar;
  • Pegue uma esponja de cozinha com detergente e espalhe a espuma na tubulação e veja se formam bolhas.

E o mais importante, chame um profissional capacitado para fazer a manutenção preventiva ou corretiva na sua tubulação.

Como deve ser feita uma instalação eficiente

Para que a manutenção seja feita nos prazos corretos, a instalação deve ser feita de forma segura. Garantindo que todos não corram perigo e que o tempo das revisões não precisem ser adiantadas.

Antes de mais nada, é preciso que o projeto da instalação seja feito por um profissional habilitado. Sendo a área para a central deve estar na planta baixa do projeto. O local de onde o GLP estará condicionado deve estar do lado de fora das construções.

Depois que estes requisitos estiverem prontos, agora é só contratar uma empresa para realizar a instalação. Ela necessita ser feita de forma que não haja necessidade que os aparelhos nas casas ou apartamentos sejam fechados para o reabastecimento do gás.

Algumas normas podem ser exigidas aí na sua região, fique atento a isso. Depois é só fazer a manutenção da tubulação a gás como mencionamos no artigo.

Conte com a RD Gás para realizar a instalação e manutenção da sua tubulação a gás. Trabalhamos com todas as certificações do Programa BIP da Abrinstal. Nossos profissionais são capacitados e qualificados pela Senai Roberto Simonsen, referência no setor.

Entre em contato e faça o agendamento de uma visita sem compromisso!

manutenção de tubulação a gás

Compartilhe esse post

Veja Também

Manutenção de gás encanado – Quando devo fazer a manutenção de gás encanado?

28 out 2022

O gás encanado está presente na maioria dos edifícios, e muitas vezes por mui...

+

Instalação de Tubulação de Gás – Por que contratar uma empresa para a instalação de tubulação a gás?

28 out 2022

A instalação de tubulação de gás é um assunto que exige diversos cuidados,...

+

Saiba o que é e qual a importância da Abrinstal

30 set 2022

A Abrinstal se trata de uma organização sem fins lucrativos. Seu objetivo é p...

+

SOLICITE SEU orçamento




    Olá!
    Gostaria de receber uma ligação gratuita?

    Gostaria de receber uma ligação gratuita?

    telefone